O que ninguém te conta antes de descolorir o cabelo
Creio que a maioria das pessoas já devem ter pensado em descolorir o cabelo para mudar o visual. Mas, há segredos escondidos que muitas dessas pessoas desconhecem, e que você irá descobrir agora.
Compartilhe o post em suas redes sociais!
Para começar, cada cabelo abre para um tom diferente. Sim, é isso mesmo que você leu. Nenhum cabelo abre no mesmo tom. Os profissionais estudam colorimetria para saber como prosseguir e garantir o loiro desejado.
O que é a descoloração capilar?
A descoloração capilar é a remoção parcial ou total da pigmentação dos fios, através do uso de pó descolorante e água oxigenada. Essa mistura faz com que as cutículas do cabelo se abram, fazendo com que o agente descolorante reage com o pigmento do fio, removendo-o através da oxidação.
Porém, todo esse processo deixa o cabelo extremamente sensível, pois ele acaba ficando poroso e quebradiço. Por isso, antes de realizar qualquer procedimento capilar, é necessário fazer o teste de mecha para saber como está a saúde dos fios.
O teste de mecha é realizado da seguinte forma: é separado uma mecha do cabelo e feito o procedimento. No tempo de pausa do produto, é verificado a elasticidade, tempo de ação e se ela não irá quebrar.
Como a descoloração é um processo químico, é extremamente perigoso fazê-lo em casa. Caso opte por fazer em casa, tenha em mente que você corre risco de ter um corte químico, onde o cabelo fica elástico a ponto de se quebrar, ou até mesmo derreter!
Tonalizante não trata o cabelo descolorido!
Já encontrei em embalagens de tonalizantes fantasia – nome dos tonalizantes com cores como azul e verde, dizendo que tratam o cabelo enquanto colorem. Essa não é uma informação correta, pois os tonalizantes não tem poder hidratante.
É necessário fazer uso do cronograma capilar para que o cabelo possa recuperar sua estrutura. Eu costumo misturar meu tonalizante colorido com máscara de tratamento para então, tratar enquanto colore os fios.
Tenho o costume de descolorir e colorir em casa, e ja tive três cortes químicos onde meu cabelo quebrou em várias partes diferentes da cabeça. Quando isso acontece, o dano é muito severo, máscara nenhuma de tratamento dá jeito. O único jeito que encontrei foi cortando e esperar crescer de novo.
Em resumo, tenha consciência de que é um procedimento químico arriscado para se fazer por conta própria. Procure um profissional de sua confiança para fazer esse procedimento, pois ele conseguirá avaliar se seu cabelo está saudável o suficiente para receber a química.