Cuidar da pele é essencial em todas as épocas do ano, e uma rotina de skincare bem feita pode garantir uma pele saudável em qualquer estação. A boa notícia? Você não precisa de uma prateleira cheia de produtos! Basta escolher os itens certos para o seu tipo de pele e que se encaixem no seu dia a dia.
Compartilhe o post em suas redes sociais!

É preciso ter em mente que a rotina de skincare tem que virar um hábito para que os resultados sejam visíveis a longo prazo. Não adianta lavar e hidratar o rosto só de vez em quando. A longo prazo, o resultado da falta de rotina pode ser imperceptível.
Criar o hábito de fazer o skincare diariamente demora e nem sempre é tão simples, pois tudo depende da nossa rotina do dia a dia. Mas se você quiser ter um cuidado a mais com a sua pele, será necessário um sacrifício a mais.
Passos do skincare
Limpeza
Um passo de extrema importância na rotina de cuidados, pois ela vai limpar um dia inteiro de poluição do rosto. Utilize um sabonete indicado para o seu tipo de pele (se não souber qual é seu tipo de pele, sempre bom consultar um dermatologista, além do mais, ele poderá indicar melhor os produtos para sua rotina de skincare).
Se você tem pele mista/oleosa e usa um sabonete indicado para pele seca, sua pele pode ficar mais oleosa que o normal por conta da hidratação em demasia, causando o efeito rebote.

Assim funciona ao contrário também: usar sabonete com alto poder de limpeza, pode fazer com que sua pele produza ainda mais sebo.
A oleosidade é a proteção natural da pele, porém, as vezes ela pode estar desregulada, sendo produzida demais ou de menos oleosidade.
Tônificação
Próxima etapa do skincare é o uso do tônico. Ele reequilibra a pele, ajudando a limpar ainda mais, removendo o que o sabonete de limpeza não conseguiu. Além disso, ele regula o pH da pele, fazendo uma desobstrução dos poros para que as próximas etapas sejam melhor absorvidas.
Tratamento
Aqui entram os séruns de tratamento. Sérum hidratante, anti acne, controle da oleosidade, área dos olhos… Não importa a finalidade, o tratamento vem antes da hidratação por ter uma textura mais leve e ser mais fácil de ser absovida pela pele.

Hidratação
Por mais incrível que pareça, peles mistas também podem ressecar e precisam de hidratação também. Já tive períodos onde vi meu nariz um pouco ressecado por não cuidar direito da pele, e eu tenho pele mista, onde a oleosidade se concentra na zona T (testa, nariz e queixo).
Cada pele tem sua necessidade e textura de hidratante. Peles mistas podem ser hidratadas com um creme com textura gel-creme (gel para as áreas mais oleosas e creme para as áreas normais – tudo em um único produto).
Já as peles secas, precisam de uma textura um pouco mais densa, rica em óleos, manteigas. Já a pele oleosa, por ter mais oleosidade, pede uma textura mais leve, como a de um sérum ou gel ou até mesmo o gel-creme.

Peles normais também precisam de hidratação! Mas ela precisará de uma textura mais leve e menos robusta como séruns o gel.
A hidratação não é só aplicar um creme no rosto, é necessária a ingestão de bastante água para manter a pele bonita de dentro para fora também!
Proteção solar
Do que adianta todo esse trabalho sem o uso do protetor solar? O uso do protetor solar é indispensável na rotina de cuidados com a pele pois ele vai proteger a pele contra os raios UVA e UVB, assim como do envelhecimento precoce da pele.
Mas Tah, eu preciso ter tudo isso? Não, você não precisa de um monte de produtos para ter uma rotina de skincare eficiente. Basta você ter um sabonete de limpeza, um hidratante e um protetor solar que já vai ser de grande ajuda para a sua pele ser mais saudável.
Deixe um comentário