Tecendo meu primeiro amigurumi | Guia completo

Tecendo meu primeiro amigurumi | Guia completo

Sharing is caring!

Amigurumi é uma técnica que nasceu no Japão, nos anos 1980. Seu significado se dá pela junção de duas palavras: “ami” que significa tricô ou malha, e “nuigurumi” que significa bicho de pelúcia.

Compartilhe o post em suas redes sociais!

Jjtymj1.md.png

Para começar a produzir seus amigurumis, é necessário saber o básico do crochê como ponto baixo, correntinha, ponto duplo, diminuição, entre outros. No amigurumi, não é necessário saber ler gráficos de crochê, pois ele utiliza uma linguagem bem fácil de ser compreendida.

Levando em consideração que você já saiba os pontos básicos do crochê para começar seus projetos, um ponto importante é saber o TEX do fio que será utilizado no seu amigurumi.

TEX nada mais é do que a espessura do fio utilizado. Quanto maior o TEX, maior a grossura do fio e, consequentemente, maior será o resultado final do seu amigurumi. Eu costumo utilizar as linhas Amigurumi da marca Círculo, que possui um TEX de 492.

JjD9onn.md.png

É possível usar qualquer tipo de linha para fazer amigurumis? Sim, é totalmente possível. Tudo depende da proposta do seu projeto e do resultado que você quer. Há inúmeros tipos de linhas no mercado, com texturas e cores diferentes, basta escolher a que mais se encaixa no seu projeto.

Outro ponto importante são as agulhas de crochê. Elas possuem uma numeração e indicação. Na embalagem de cada fio, é possível ver a indicação de agulha para utilização no mesmo. Seguindo o TEX, quanto mais fino for o fio utilizado, menor será a agulha utilizada no projeto.

Usar a agulha ideal para a espessura do fio, faz com que o fio não fique repuxado ou que seu trabalho fique com alguns pontos mais espaçados, prejudicando o resultado final. No mercado, existem vários tipos de agulhas diferentes como as de cabo emborrachado, de acrílico, bambu, cabo de madeira, metal, entre outros.

JjD9TFf.md.png

Para mim, as mais confortáveis são as de cabo emborrachado, mas vale a pena testar e encontrar uma na qual você se adapte melhor. Você não precisa ter uma coleção de agulhas logo de início, sugiro começar pela agulha de 3,0mm, pois ela se adapta a maioria das linhas de crochê.

O tamanho da agulha também influenciará no resultado final do projeto. Isso por que uma agulha menor (mais fina) tende a fazer pontos menores e mais juntinhos, quando uma agulha maior faz pontos mais espaçados e frouxos. Você pode ajustar essa tensão enquanto faz seu projeto usando os dedos.

Sharing is caring!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *