O que você não sabe sobre o Dia das Bruxas
Halloween ou Dia das Bruxas, a data é conhecida mundialmente, mas sua origem destoa do que é celebrado hoje em dia.
Ajude o blog a crescer, compartilhando o post em suas redes sociais!
O Halloween não tem origem americana, e sim celta. A data celebrava o festival celta Samhain.
A celebração durava 3 dias, começando em 31 de Outubro. O termo Halloween vem de“All Hallow’s Eve” , que significa “Véspera de Todos os Santos“, sendo uma homenagem ao Rei dos Mortos.
Nesse período, acreditava-se que os mortos retornavam para a terra, então agradecia-se pela a abundância das colheitas no ano que passou, e também pela transição de um novo ano que começava em novembro.
Como toda festa pagã, essa também chamou a atenção da Igreja Católica (que adora agregar as festas alheias numa tentativa de “cristianizar” tudo).
E como a Igreja não é nada previsível, o papa Gregório 3° mudou a data da celebração romana – que era dia 13 de maio, para dia 1 de novembro.
Não se sabe ao certo, se a mudança da data romana, foi uma tentativa de cristianizar a celebração pagã, porém, fez com que as características de cada uma se fundissem.
A fogueira era um símbolo do caminho das almas até o purgatório.
Agora vamos falar da fogueira. Ela era usada como um símbolo do caminho que as almas seguiam até o purgatório. Porém, também era usada para afastar bruxaria e a peste negra (óbvio que isso iria funcionar).
Com o crescimento da Igreja católica, essa festa foi proibida (como toda festa pagã) e passou a ser chamada de Dia das Bruxas, fazendo com que as fogueiras – antes usadas para guiar os espíritos ao purgatório, fossem usadas para queimar mulheres acusadas de bruxaria.
Objetos ligados as bruxas, como vassouras e caldeirões, também passaram a ser usados no dia de Halloween. O que nos leva a outra festa, comemorada dia 2 de Novembro, o Día de los Muertos, no México.
Que é muito mais antiga do que a história do próprio México. Civilizações Maya, Purépecha e Totonaca acreditavam que uma vez ao ano, a alma dos que faleceram retornavam a terra para rever seus entes queridos.
No entanto, o Dia dos Mortos é uma celebração à vida, além de relembrar os entes que já se foram. A decoração é bem colorida, dando um pouco mais de cor a uma data um tanto quanto mórbida.
Fonte: Egali – Origem do Halloween; BBC – A curiosa origem do Dia das Bruxas ; Toda Matéria – Origem do Dia das Bruxas; Fogueiras e Nabos: dia das bruxas na idade média era bem diferente do halloween celebrado hoje; Día de los Muertos